Lucimar da Silva Pereira
PROJETO DIDÁTICO
Tema: A historia de Chapeuzinho vermelho
Escola: Municipal Francisco Ferreira Silva
Local: Santa Tereza, Município de Tufilandia-Ma.
Nível: Educação Infantil (2º Período)
Professora estagiaria: Lucimar da Silva Pereira
Professoras Regentes: Rosangela e Maria Antonia
Período: 23/08 á 02/09/2010.
Apresentação
Tendo em vista um déficit de atenção dos alunos para com as aulas expostas pelos professores regentes, foi elaborado este projeto com clássico infantil, com um intuito de atrair a atenção dos alunos contando historia,brincando,dramatizando, pois notei que eles adoram vivenciar essa questão lúdica. Assim,o aluno vai ficar mais estimulado para desenvolver suas habilidades e criatividades para melhor compreensão da linguagem oral e escrita
Justificativa
O trabalho com clássicos infantis é uma forma de promover a aprendizagem e tornar as aulas mais atrativa e dinâmica, as crianças demonstram mais interesses pelos contos com livros ilustrados, atividades onde eles possam participar de forma mais ativa, podendo assim favorecer o seu estimulo melhorar seu desenvolvimento intelectual.
As crianças da educação infantil encontram-se em fase de pensamento concreto e faz largo uso dos seus sentidos para enriquecer suas experiências. Então contar, ouvir historias como as aventuras vividas por Chapeuzinho vermelho pode estimular a compreensão, o raciocínio lógico a criatividade da criança no processo de construção da escrita e da leitura..
Objetivo Geral: Valorizar a língua como um veículo de comunicação e expressão das pessoas, abrangendo o desenvolvimento na compreensão da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos:
*Explorar a linguagem oral e escrita
*Preparar as crianças para aprendizagem da leitura e da escrita de maneira lúdica e criativa.
*Refletir sobre os valores éticos, morais apresentado na história, interligando os a realidade atual.
*Facilitar uma melhor integração entra alunos, professor e ambienta escolar;
*trabalhar com as cores primarias;
DESENVOLVIMENTO
(As atividades a serem desenvolvidas no período de docência no estágio)
Na rodinha da conversa expor:
*Apresentação do autor da obra, livro, capa, titulo, ilustração personagens;
*Leitura da historinha através do álbum seriado;
*Interpretação oral e escrita;
*Dramatização com fantoches;
*Conversa sobre a importância dos valores, lembrando do respeito, obediência e solidariedade.
Trabalho com pesquisas em revistas, sobre: animais carnívoros e corpo com pelos;
Produção Textual:
*Receita do bolo da mãe de Chapeuzinho Vermelho;
*Produção de desenhos;
*Completar palavras com letras móveis no álbum da historia;
RECURSOS
*Álbum seriado
*Fantoches
*Livrinho do clássico literário Chapeuzinho Vermelho
*Cd da historia;
*Papel, giz de cera, lápis colorido;
*Papel cartão, xamex, madeira;
*Livros e revistas.
REFERENCIAS
Livros
*Contos de Grimm, volume2. 5ªEdição;
*Chalita, Gabriel. Pedagogia do amor-editora Gente, 2003.
*Coleção cotos clássico-Chapeuzinho Vermelho
*Coleção Conhecer e Crescer.Vol.3 Cavalcante DanielleOliveira.
INTERNET
Espaço Educar-Atividades, contos, Chapeuzinho Vermelho. Atora: Liza.
"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda". "PAULO FREIRE"
boas vindas
Sejam bem vindos!!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
projeto chapeuzinho vermelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário