boas vindas


Sejam bem vindos!!


terça-feira, 21 de setembro de 2010

projeto chapeuzinho vermelho




  1. Lucimar da Silva Pereira






    PROJETO DIDÁTICO






    Tema: A historia de Chapeuzinho vermelho






    Escola: Municipal Francisco Ferreira Silva


    Local: Santa Tereza, Município de Tufilandia-Ma.


    Nível: Educação Infantil (2º Período)


    Professora estagiaria: Lucimar da Silva Pereira


    Professoras Regentes: Rosangela e Maria Antonia


    Período: 23/08 á 02/09/2010.




    Apresentação






    Tendo em vista um déficit de atenção dos alunos para com as aulas expostas pelos professores regentes, foi elaborado este projeto com clássico infantil, com um intuito de atrair a atenção dos alunos contando historia,brincando,dramatizando, pois notei que eles adoram vivenciar essa questão lúdica. Assim,o aluno vai ficar mais estimulado para desenvolver suas habilidades e criatividades para melhor compreensão da linguagem oral e escrita


    Justificativa




    O trabalho com clássicos infantis é uma forma de promover a aprendizagem e tornar as aulas mais atrativa e dinâmica, as crianças demonstram mais interesses pelos contos com livros ilustrados, atividades onde eles possam participar de forma mais ativa, podendo assim favorecer o seu estimulo melhorar seu desenvolvimento intelectual.


    As crianças da educação infantil encontram-se em fase de pensamento concreto e faz largo uso dos seus sentidos para enriquecer suas experiências. Então contar, ouvir historias como as aventuras vividas por Chapeuzinho vermelho pode estimular a compreensão, o raciocínio lógico a criatividade da criança no processo de construção da escrita e da leitura..


    Objetivo Geral: Valorizar a língua como um veículo de comunicação e expressão das pessoas, abrangendo o desenvolvimento na compreensão da leitura e da escrita.

    Objetivos Específicos:


    *Explorar a linguagem oral e escrita


    *Preparar as crianças para aprendizagem da leitura e da escrita de maneira lúdica e criativa.


    *Refletir sobre os valores éticos, morais apresentado na história, interligando os a realidade atual.


    *Facilitar uma melhor integração entra alunos, professor e ambienta escolar;


    *trabalhar com as cores primarias;




    DESENVOLVIMENTO






    (As atividades a serem desenvolvidas no período de docência no estágio)


    Na rodinha da conversa expor:


    *Apresentação do autor da obra, livro, capa, titulo, ilustração personagens;


    *Leitura da historinha através do álbum seriado;


    *Interpretação oral e escrita;


    *Dramatização com fantoches;


    *Conversa sobre a importância dos valores, lembrando do respeito, obediência e solidariedade.


    Trabalho com pesquisas em revistas, sobre: animais carnívoros e corpo com pelos;


    Produção Textual:


    *Receita do bolo da mãe de Chapeuzinho Vermelho;


    *Produção de desenhos;


    *Completar palavras com letras móveis no álbum da historia;




    RECURSOS


    *Álbum seriado


    *Fantoches


    *Livrinho do clássico literário Chapeuzinho Vermelho


    *Cd da historia;


    *Papel, giz de cera, lápis colorido;


    *Papel cartão, xamex, madeira;


    *Livros e revistas.




    REFERENCIAS


    Livros


    *Contos de Grimm, volume2. 5ªEdição;


    *Chalita, Gabriel. Pedagogia do amor-editora Gente, 2003.


    *Coleção cotos clássico-Chapeuzinho Vermelho


    *Coleção Conhecer e Crescer.Vol.3 Cavalcante DanielleOliveira.


    INTERNET


    Espaço Educar-Atividades, contos, Chapeuzinho Vermelho. Atora: Liza.

































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário